Reconhecimento facial no controle de acesso: Saiba os usos para sua empresa

Para entrar, informe sua senha ou apresente seu crachá. Esta solicitação comum tem se tornado obsoleta. Cada dia menos precisaremos carregar ou memorizar itens adicionais para acessar espaços públicos/privados com segurança. Nossa sociedade tem vivenciado uma revolução tecnológica em escala global nos últimos anos, ajudando a eliminar as burocracias do dia a dia. O advento da I.A, da biometria e do PIX são exemplos de avanços neste sentido, inclusive dentro da área de segurança eletrônica e monitoramento.

Em se tratando de gerenciamento de acesso e proteção de pessoas, podemos destacar uma tendência altamente eficiente e segura: o controle de acesso com tecnologia de reconhecimento facial, que oferece maior proteção, comodidade e agilidade às empresas em diversos contextos.

O recurso já é utilizado em países como China, Londres e até no Brasil. Ele identifica pessoas em lugares públicos como metrô, aeroportos e ruas consideradas perigosas ou que apresentam alta circulação de público. Shoppings, supermercados, condomínios e grandes empresas também se beneficiam da tecnologia para identificar suspeitos e criminosos.

Quer saber mais? Descubra agora mais detalhes desta tendência poderosa em segurança no decorrer do artigo.

Como funciona?

O reconhecimento facial é possível graças à inteligência artificial (IA). Ele é uma técnica de biometria que faz a leitura de traços do rosto. Embora cada pessoa seja única, a face humana tem características comuns que podem ser usadas de referência para a diferenciação. Por exemplo: a distância entre os olhos, o comprimento do nariz, o tamanho do queixo e a linha da mandíbula. A partir da leitura e comparação desses pontos com um banco de dados, é possível identificar uma pessoa.

Um detalhe interessante é que câmeras de reconhecimento são capazes de fazer essa identificação mesmo que a pessoa esteja em movimento ou em meio à multidões.

Para que serve?

O controle de acesso com reconhecimento facial é uma tecnologia versátil, precisa e  ágil que atrai cada vez mais empresas de médio e grande portes.

Ele tem papel importante principalmente na prevenção de crimes e fraudes, na identificação de suspeitos, no controle de acesso de colaboradores/prestadores de serviço em salas, portarias e recepções, no cadastro de visitantes e ainda nas ações de fiscalização elaboradas no planejamento estratégico de segurança que varia para cada empresa.

Ademais, dependendo do aparelho escolhido, sua efetividade vai além, sendo possível programar quantas pessoas podem entrar ou sair em um local, o horário informado para visita, a temperatura corporal e o reconhecimento do uso de máscaras, prevenindo a contaminação por doenças.

Aplicações

O controle de acesso com reconhecimento facial é ideal principalmente em ambientes de grande circulação de pessoas que necessitam de soluções ágeis, como grandes corporações, bancos, aeroportos, escolas, condomínios, shoppings, entre outros.

Além da segurança, as câmeras de reconhecimento facial têm sido aplicadas em outras áreas, como marketing, atendimento ao cliente e gestão de eventos. 

No marketing, a análise de expressões faciais pode fornecer insights sobre as reações dos consumidores a produtos ou anúncios. No atendimento ao cliente, o reconhecimento facial pode personalizar interações e melhorar a experiência do usuário. Em eventos, a identificação facial simplifica o processo de registro e controle de participantes, agilizando o fluxo e garantindo a segurança.

A escolha ideal

Quando falamos em grandes projetos, empresas ou condomínios, equipamentos com maior capacidade de armazenamento de dados são os mais indicados, visto que esses ambientes apresentam fluxo intenso de pessoas.

Quando falamos em controle de acesso para espaços menores, como escritórios dentro de edifícios, salas específicas e áreas controladas, modelos de entrada e  valor médio são recomendados.

Neste sentido, o melhor caminho para a implantação de um sistema de reconhecimento facial é a orientação de uma empresa especializada. Com isso, a escolha do equipamento mais adequado às necessidades da sua empresa, o número de câmeras e os pontos estratégicos para sua instalação podem ser definidos com maior precisão e economia.

Para uma adequada orientação e aquisição de câmeras com o melhor desempenho em biometria facial, considere a On Distribuidora. Além de contar com profissionais especializados e diversidade de equipamentos, nós oferecemos custo-benefício para o seu negócio.

Clique aqui para entrar em contato conosco e saiba mais sobre as melhores soluções em controle de acesso e monitoramento.

    • Matriz SC
      Av. Coronel Marcos Konder, 1024 – SALA 51 – Centro CEP: 88301-302, Brazil – Itajai/SC
    • Filial ES
      Rodovia Governador Mário Covas, NORTE, Contorno, Portaria B, 256, Sala comercial 63, KM 280, Padre Mathias, Cariacica – ES
      CEP: 29157 100Filial SP – Central de Vendas
      Av. Ipanema, 165 – Empresarial 18 do Forte
      Barueri – SP, 06472-002
    • Email: comercial@ondistribuidora.com.br
      Telefone: + 55 (11) 4617.6565
    • Horário de atendimento
      Segunda a Sexta-feira das 08h ás 18h
  • siga nas redes sociais:
  • © 2019 – on distribuidora. Todos os direitos reservados – website by Aio Brasil