Vivemos na era do digital, da agilidade e da informação. A internet rompeu limites ao proporcionar fácil acesso a grandes volumes de dados que possibilitam planejamentos, pesquisas e tomadas de decisões assertivas às empresas. Contudo, garantir o gerenciamento, a proteção e o direcionamento das informações, ainda é uma questão em pauta para muitas companhias.
No passado, os dados eram coletados através de pesquisas de campo e guardados em incontáveis pastas físicas, dentro de imensos armários, o que demandava longas horas de trabalho e muita organização dos colaboradores para proteger, encontrar e encaminhar esses dados aos setores.
Atualmente, a conectividade da internet modernizou uma série de processos e praticamente tudo ficou ao alcance de alguns cliques. Mas resolver essa questão envolve mudanças mais profundas. As corporações também devem desenvolver estruturas adequadas para auxiliar as equipes na automação, segurança e troca das informações.
Vale ressaltar que empresas tomam decisões diárias e a maioria delas é baseada em dados. Além disso, frequentemente somos impactados por avalanches de novos dados vindos de diversas fontes, padrões e formatos.
Por estas razões, investir em tecnologias que ajudem os colaboradores a lidar, selecionar e encaminhar dados é o caminho mais curto para otimizar processos, melhorar a comunicação entre setores e conquistar resultados mais eficazes.
Neste cenário, considerar tecnologias avançadas faz toda a diferença para o avanço da sua empresa, tais como a adesão de Switches Gerenciáveis.
Função:
Transmitir dados de forma eficiente e segura é muito importante para que uma empresa tenha controle e monitoramento da qualidade do seu serviço.
Partindo desta premissa, nascem os Switches Gerenciáveis.
Conceito:
Switches Gerenciáveis são dispositivos que permitem aos usuários configurar, monitorar e controlar (mesmo que remotamente) o compartilhamento de dados em uma rede local LAN (Local Area Network). Isso garante maior segurança eletrônica aos processos corporativos. Eles regulam quem deve ter acesso à rede e controlam o tipo e o fluxo de dados que trafegam na LAN.
A tecnologia funciona como um integrador de equipamentos, que agiliza a troca de informações entre aparelhos e sistemas. Por exemplo, um computador necessita se conectar a diversas câmeras de vigilância IP, o Switch neste caso, realiza a função de enviar todos os dados transmitidos das várias câmeras para este mesmo computador.
Diferencial:
Por ser gerenciável, seu principal diferencial está na possibilidade de priorizar os dados mais importantes e levá-los primeiro com maior velocidade a outros dispositivos, tais como computadores, impressoras, servidores e telefones, que exigem um conector capaz de trocar informações com eficiência e agilidade.
Ele também permite aos gestores criar grupos específicos na rede, através de VLAN (Virtual Local Area Network). Em outras palavras, é possível, por exemplo, dar acesso à equipe de marketing apenas aos arquivos que são importantes para o setor. O mesmo se aplica aos demais setores como o financeiro ou jurídico. Isto não só melhora o controle de tráfego de dados, mas também fornece segurança elevada para toda a rede.
Aplicações:
Os Switches Gerenciáveis geralmente são recomendados em ambientes que exigem uma infraestrutura de rede mais complexa, como grandes empresas, bancos, hospitais, indústrias e call-centers, uma vez que estes locais necessitam de agilidade e maior capacidade de leitura na transmissão de dados.
Quer saber mais?
A On Distribuidora oferece soluções completas para atender as suas principais necessidades em segurança eletrônica.
Clique aqui e conheça agora os modelos de Switches da Edgecore, equipamentos de alta qualidade que garantem eficiência, proteção e maior controle na troca de informações entre as áreas do seu negócio.